Monte Bromo: como é assistir o nascer do sol e explorar o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, na Indonésia

* This post is available in English.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Imagine uma região de dunas com areia vulcânica e montanhas brotando do meio delas. Montes que na verdade são vulcões ativos e fumegantes. Não é necessário imaginar, pois este lugar já existe na Indonésia e é o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, que cobre uma área de 800 km²  com 5 impressionantes montanhas vulcânicas, dentre eles o Monte Semeru, o ponto mais alto de Java, e a estrela do Parque: o Monte Bromo - um vulcão ativo que atrai milhares de pessoas até o topo para verem de perto a sua caldeira e o poder da natureza, assim como apreciar a vista panorâmica do local.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

A 2 329 metros de altitude, com uma cratera que tem cerca de 800 metros de diâmetro e 200 metros de profundidade, o Monte Bromo (nomeado assim em homenagem a Brahma – deus hindu da criação), fica em uma área conhecida como Mar de Areia (Segara Wedi, em javanês), que é uma reserva natural com dunas de areia vulcânica e que é protegida desde 1919. Toda a área do Parque é considerada sagrada pelo grupo hindu Tengger, que reside na região; por isso, lá você encontrará o templo Pura Luhur Poten - uma estrutura no meio do Mar de Areia - e ver pessoas ofertando flores, alimentos e outros itens ao vulcão.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

O Parque Nacional Bromo Tengger Semeru está localizado na parte leste de Java, Indonésia, a 3 horas de distância da cidade de Malang e mais ou menos 4 horas de Surabaya, segunda maior cidade do país. É possível visita-lo saindo de ambas as cidades (assim como de Cemoro Lawang, cidade mais próxima que pode ser alcançada facilmente desde Surabaya). Mas eu fiz o tour saindo de Malang, e é sobre ele que escreverei.

  

Como é o tour para visitar o Monte Bromo saindo de Malang

O tour a partir de Malang começa 1h da manhã no hotel, quando um carro te busca e dirige por duas horas até uma pequena vila para pegar o jipe que fará o restante do trajeto. No estacionamento você verá vários jipes aguardando para continuar a viagem (que começa pontualmente às 3h da manhã) e cruzar os 30 quilômetros até o início da curta caminhada que te leva até o mirante no Monte Penanjakan, uma montanha com 2 700 metros de altura que é o lugar para ver o sol nascer e ter a vista do Monte Bromo e dos outros picos, como o Semeru (o maior) se estendendo gloriosamente atrás, e o Batak (que fica na frente) formando o cenário perfeito. O mirante em si fica com várias pessoas, por isto, peça ao seu guia para te levar por alguma trilha para subir um pouco mais a colina para ter uma vista melhor.  

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Enquanto ainda está escuro, você conseguirá observar as estrelas e, em uma noite boa, até a Via Láctea. As estrelas cadentes que eventualmente dão o ar da graça coroam o momento e podem até validar o que os Tenggerese acreditam: você está em um lugar sagrado. Quando os primeiros raios de sol começam a aparecer, será possível avistar a bruma que cobre todo o parque e ajuda a criar um ambiente onírico, dando um toque mais que especial a essa região de solo vulcânico.

your-monte-bromo-indonesia.jpg

Depois de receber o sol, é hora de voltar para o jipe (por volta das 6h da manhã) para ver a estrela do parque -  ainda que Semeru seja o maior pico, é de Bromo que todos falam e para onde todos querem ir, e de longe já dá para perceber que ele está ativo e fumegante.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Depois de alguns minutos você chegará no estacionamento dos jipes, onde terá a opção de caminhar ou utilizar os cavalos (não incluso no tour) que algumas pessoas alugam para ir até a escada que te dará acesso à cratera do Monte Bromo. O cavalo custa 50 mil IDR por pessoa, mas eu realmente não indico utilizar os bichos - a caminhada é tranquila e pode ser feita calmamente. Ao longo do caminho, o mar de areia se altera com a movimentação de pessoas e a poeira sobe, por isto é indicado usar óculos de sol para proteger os olhos e algo para cobrir o nariz, como lenços ou máscaras hospitalares.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg
tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Aos pés do vulcão, é necessário subir mais 200 degraus para chegar até a cratera, e ao chegar lá em cima você se depara com um poço fumegante em grande escala e com cheiro de enxofre que o vento traz com ele. A vista lá do topo é de arrepiar e tirar o fôlego (quase literalmente, depois de encarar os degraus), e é possível reconhecer a fragilidade humana em contraste com uma natureza tão majestosa. É difícil encontrar palavras para o que se avista lá de cima, pois não basta estar apenas no cume de um vulcão ativo e olhar a sua cratera; caso você consiga desviar os olhos dele para olhar ao redor - para o Mar de Areia, o templo e as imensas montanhas ao redor – será arrebatado por um esbanjamento de beleza que não parece ser real.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg
tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Depois de absorver toda a vista do Monte Bromo, é hora de continuar o tour com o jipe, passando por montanhas que trocam de cor a cada curva e compõem um cenário que impressiona e fascina, parando na Savannah e Teletubbies hill, uma paisagem completamente diferente da vista anteriormente – aqui, arbustos dourados e colinas verdes (parecidas com as do desenho Teletubbies, daí o nome) são avistadas, tendo o céu azul como plano de fundo.  

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Para finalizar, você vai a Whispering Sands, uma parte no meio do deserto de areia para testemunhar um silêncio quase absoluto, que só é interrompido pelos jipes e motos que passam ocasionalmente. Sozinho em meio à vastidão de um panorama colossal, fica novamente a crença de que você está em um solo sagrado.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Todas as imagens triunfantes que vemos nas revistas, livros e sites são verdadeiras, só o impacto que é bem maior ao vivo. Se você estiver em Java, ou visitando outras partes da Indonésia, não perca a oportunidade de conhecer o Monte Bromo.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg


 Minhas dicas para aproveitar o melhor do Monte Bromo

Durante a noite, esteja preparado para temperaturas baixas e um frio congelante, mas no decorrer do dia o tempo fica mais ameno e talvez você queira retirar todo o apetrecho utilizado.

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Ficamos hospedados no Tugu Hotel em Malang, que é foi uma estadia confortável e agradável e reservamos o tour direto com eles. Caso queira uma outra opção, entre em contato com Riski.

O preço do tour para visitar o Monte Bromo a partir de Malang custa em torno de 1 milhão IDR/pax, dependendo da quantidade de pessoas no grupo.



tour-monte-bromo-Indonesia.jpg

Ei, você usa Pinterest? Então não esqueça de salvar a abaixo para achar o post depois!

tour-monte-bromo-Indonesia.jpg
tour-monte-bromo-Indonesia.jpg