Pulau Macan (Tiger Island), uma escapada de fim de semana perto de Jacarta

* This post is available in English.

Jacarta, capital da Indonésia, é uma metrópole com um trânsito caótico e níveis de poluição acima do recomendado, fazendo os que moram nela fugirem de vez quando em busca de ar puro e sossego. E é aí que Pulau Macan (ou Tiger Island, em inglês) entra – a ilha é um refúgio de fim de semana perfeito para fugir da agitação da cidade. Água cristalina, praia de areia branca e relaxamento estão esperando por você neste pequeno recanto. Neste post você vai descobrir onde ficar, como chegar e o que fazer lá.

Pulau_Macan.jpg

 

Onde ficar em Pulau Macan

Há apenas um lugar para ficar na ilha, que é Pulau Macan Village & Eco Resort, uma espécie de pousada com pacotes que incluem pensão completa e acesso ilimitado a água, chá e café. Eles têm duas ilhotas: a maior (Pulau Macan Besar), onde ficam todas as instalações, e a pequena (Pulau Macan Kecil), que fica próxima à outra e é onde você pode fugir e relaxar um pouco mais -  ela pode ser acessada após uma caminhada, caso a maré esteja baixa, de kayak ou stand up paddle.

Para casais, os Driftwood Huts são as melhores opções para se hospedar, pois acomodam até 2 pessoas – neles é possível encontrar as madeiras flutuantes que compõem a decoração da pousada e a ausência de portas e chaves, que dão uma sensação de liberdade (não se preocupe, é seguro e você terá uma cortina que garante privacidade). Estando em um deles, você pode acessar o mar através da sua própria escada no quarto e relaxar no deck privativo com espreguiçadeiras, onde é possível ver o belo pôr do sol enquanto observa os barcos passarem, levando de volta os grupos que vão para as ilhas vizinhas apenas para um bate-volta de Jacarta. À noite, ao sentar na varandinha, é possível ver os plânctons e os peixes luminescentes que os comem iluminando a água ao seu redor. Um ponto negativo é que essa opção não tem banheiro privativo, mas existe um compartilhado localizado a alguns passos de distância dos quartos.

Pulau_Macan.jpg
Pulau_Macan.jpg

Se você pretende ir com a família ou com um grupo, existem acomodações maiores que hospedam de quatro a sete pessoas. Mas, note que os quartos não têm televisão, nem ar-condicionado. Em contrapartida, cada acomodação tem ventilador, e a brisa fresca que vem de vez em quando é perfeita para nos lembrar que não estamos na cidade grande.

 

Como chegar em Pulau Macan

Pulau_Macan.jpg

Pulau Macan está em Java, na costa norte de Jacarta, e é acessada após uma viagem que leva de 1,5 a 2 horas em lanchas que partem por volta das 8h da manhã da Ancol Marina (é possível chegar à marina facilmente de táxi, de qualquer lugar da cidade). Caso escolha ficar na acomodação acima, o pacote já inclui o deslocamento marítimo e, na volta, o barco sairá da ilha às 14h.

 

O que fazer em Pulau Macan

Snorkeling (que pode ser feito ao redor das duas ilhas ou em curtas viagens que são planejadas pela pousada e saem uma vez por dia, dependendo das condições meteorológicas), kayaking e stand up paddle são as principais atividades do local. A diária já inclui o uso dos equipamentos, que você pode usar para passear pelas águas calmas, ou ir até Pulau Macan Kecil, e aproveitar o privilégio que os hóspedes têm – é possível ir e voltar de lá quantas vezes quiser, enquanto visitantes precisam pagar uma taxa para ter acesso – aproveite para colocar a sua toalha na praia, andar na areia branca, ver um pouco da vida marinha perto da costa e observar os barcos levando visitantes para as ilhas vizinhas (as pessoas a bordo provavelmente acenarão para você enquanto passam).

Pulau_Macan-1.jpg

 

Minhas dicas para aproveitar o melhor de Pulau Macan

Como o Pulau Macan Village & Eco Resort é o único lugar para ficar na ilha, eu aconselho reservar a estadia com pelo menos dois meses de antecedência. E recomendo ficar, no máximo, duas noites (eu fiquei apenas uma e foi suficiente).

Leve um calçado aquático para entrar no mar (mas se não tiver, eles emprestam) e não esqueça o protetor solar e óculos de sol.

Não leve plástico para a ilha -  no trajeto até lá, e até mesmo em Ancol, você verá o impacto do lixo que as pessoas jogam no oceano. Certifique-se sempre de levar o lixo que produzir com você e descartá-lo da melhor forma possível, seja ainda em Pulau Macan ou quando voltar para Jacarta.

Pulau_Macan-2.jpg
Pulau_Macan-3.jpg

 

Se você quer uma maneira rápida de fugir da poluição e da loucura de Jacarta, Pulau Macan é uma ótima escolha.

pinterest-pulau-macan-indonesia-jakarta-eng.png