Conheça Kuta Lombok, na Indonésia, e as duas praias mais paradisíacas da região

* This post is available in English.

Imagine Bali sem a quantidade absurda de turistas e sem o trânsito contínuo. Adicione praias de areia branca e mar azul-turquesa relativamente vazias, tendo montanhas áridas e arredondadas como plano de fundo. Agora troque os restaurantes por pequenos warungs (barracas, em indonésio). Isso é Kuta Lombok.   

A ilha de Lombok, em Nusa Tenggara, fica no lado leste de Bali e está separada da mesma por um canal de água que possui, no máximo, 40 quilômetros de largura. Ela é, segundo relatos de locais, como Bali era há alguns anos, antes de sofrer mudanças com o turismo em massa. 

E enquanto os hotéis mais sofisticados (que são tão comuns na vizinha Ilha dos Deuses) estão mais concentrados na região oeste de Lombok - em Senggigi - a vida mais pura de Kuta, no sul da ilha, ainda mantém o sossego de outrora.

Lombok_Tanjung_Aan_Indonesia.jpg

 

As praias de Kuta Lombok

Pantai Tanjung Aan é um daqueles destinos que normalmente colocam como proteção de tela do computador e em revistas de cia aérea para te atrair para o destino (foi assim que eu vi). São 2 quilômetros de extensão de areia branca e mar turquesa, com balanços de diferentes cores e tamanhos do início ao fim da praia.  

Ao chegar lá, escolha um dos warungs para se acomodar. A maioria deles te permite usar a estrutura oferecida gratuitamente, desde que haja consumação de comidas e bebidas. Indico o Turtle Warung, que tem espreguiçadeiras, guarda-sol de palha e decoração rosa; e o Warung Surfer Beach, com suas poltronas coloridas e comida simples, mas saborosa (experimente o peixe frito de lá). Se quiser um lanche saudável, compre um abacaxi miniatura de um senhor que anda o dia inteiro pela praia carregando as frutas em um balde para vender aos turistas - o preço? 20 mil IDR, mais barato que um coco gelado nas orlas do Rio de Janeiro.

Lombok_Tanjung_Aan_Indonesia.jpg
Lombok_Tanjung_Aan_Indonesia.jpg

Ainda em Tanjung Aan, suba até o Bukit Merese, um mirante que ostenta uma vista panorâmica da redondeza, com a idílica Tanjung Aan de um lado e Pantai Serenting com Pantai Seger do outro. Vá durante o dia, para ver a linha do horizonte dividindo o céu claro com o mar cintilante lá embaixo; e antes do pôr do sol, para ver os tons alaranjados alterando aos poucos o cenário. 

Lombok_Bukit_Merese_Insonesia.jpg

Outra praia em Kuta é a Pantai Mawun, uma enseada perfeitinha, com areia bem clarinha, água azul intenso e com montanhas em cada lado da costa.  Para aproveitar o melhor de Mawun, escolha ficar no início ou bem no final (nessas regiões o mar tem menos ondas e é mais tranquilo, por causa das montanhas). O único problema é que no final não existe estrutura de barracas, mas lá você pode ver os barcos dos pescadores atracados na areia e ter paz, sem ficar agrupado com todos os visitantes em um único lugar. Leve água e uma toalha/canga para sentar na areia.

Pantai_Mawun_Lombok_Indonesia.jpg
Pantai_Mawun_Lombok_Indonesia.jpg

Além dos poucos estrangeiros aproveitando o dia, a única companhia que você terá nas praias de Kuta Lombok será a de motoqueiros vendendo picolé e insistentes vendedores ambulantes, em sua maioria crianças vendendo pulseiras e mulheres vendendo sarongs. Vi algumas pessoas chateadas com o assédio deles - sim, eles são teimosos e não aceitam não como resposta - mas não é necessário ser rude com a comunidade local (de qualquer lugar que esteja visitando).

Pantai_Mawun_Lombok_Indonesia.jpg
 

O que mais fazer na região de Kuta Lombok

Lombok_Sasak_Village_Indonesia.jpg

Visite a Sasak Sade Village, uma vila que mantem a cultura tradicional da tribo Sasak (grupo étnico original de Lombok). Você pode ver suas casas, que são construídas com paredes de madeira e bambu, telhados de sapé e chão feito com terra e estrume de vaca. Lá é possível comprar lembrancinhas, como colares e pulseiras, e ver as mulheres fazendo tecelagem para vender os tecidos tradicionais do seu grupo. A maioria atualmente é muçulmana, mas a cultura engloba traços de budismo e hinduísmo.

Também dá para conhecer as outras praias de Kuta Lombok, entre elas: Selong Belanak, Semeti e Telawas. Se estiver com disposição, pode pegar a estrada por mais ou menos 2 horas até chegar à Pink Beach, a famosa praia com areia rosa.



Como chegar a Kuta Lombok

O aeroporto mais próximo de Kuta é Aeroporto Internacional de Lombok (Praya), que recebe voos internacionais de Singapura e Malásia.  Já estando na Indonésia, o aeroporto é acessado desde Bali, Jacarta e outros destinos domésticos.

Se você estiver em Bali, há também a opção de pegar um ferry saindo do porto de Padang Bai, em Karangasem, por 50 mil IDR. O porto fica a 56 quilômetros de distância do aeroporto de Bali e a viagem, que dura em torno de 5 horas, é operada 24 horas por dia. Caso tenha pouco tempo, há a alternativa de pegar uma lancha rápida desde Bali, com um percurso de aproximadamente 30 minutos, por cerca 500 mil IDR. Após chegar em Lombok, seja pelo aeroporto ou pelo porto, pegue um táxi ou contrate um motorista para ir direto a Kuta. Chegando lá, o ideal é alugar algum transporte - diárias de moto custam de 70 mil até 150 mil IDR e aluguel de carro pelo dia inteiro de 500 mil até 700 mil IDR.

Pantai_Mawun_Lombok_Indonesia.jpg
Lombok_Tanjung_Aan_Indonesia.jpg

 

Onde ficar em Kuta Lombok

Novotel Lombok Resort and Villas (diárias desde US$ 150) 

O Novotel tem uma praia particular e oferece mais estrutura para quem vai em família. Lá também é possível reservar vilas com piscina privativa.

 

Origin Lombok (diárias desde US$ 50)

Está perto do centro de Kuta, mas em uma região mais isolada que o Novotel. É um local tranquilo, com 2 piscinas e é mais indicado para quem não tem crianças, já que não disponibiliza atividades para elas. 

 

Onde comer em Kuta Lombok

Além dos warungs das praias, visite o El Bazaar, um restaurante com pegada mediterrânea e decoração marroquina. Há também o Kenza Café e o Milk Espresso, ambos para smoothie bowlsbrunch e um café no final do dia. Para finalizar, a situação em Lombok é mais rústica que em Bali, e o turismo apenas recentemente vem crescendo. Por isso, carregue um canudo reutilizável e peça para o hotel encher a sua garrafa de água para carregar com você o tempo inteiro e não consumir ainda mais plástico nas praias – e, se consumir, leve de volta com você. Não vamos deixar Lombok seguir o mesmo caminho de Bali, que vive um sério problema com o manejo do lixo.

Lombok_Tanjung_Aan_Indonesia.jpg
Lombok_Tanjung_Aan_Indonesia.jpg
Lombok_Tanjung_Aan_Indonesia.jpg