O que fazer em Mascate: o essencial para conhecer a capital de Omã

This post is available in English - What to do in Muscat: the essentials for visiting Oman’s capital

Encontre neste post dicas de Mascate, capital de Omã, incluindo o que fazer, onde se hospedar e restaurantes para visitar.

 

Sobre Mascate 

Sendo a maior cidade e capital de Omã, Mascate é a porta de entrada para conhecer as maravilhas deste país árabe. A cidade já foi o principal porto na região do Golfo e esteve entre os mais importantes portos de comércio do Oceano Índico e, apesar de ser a principal cidade do país, Mascate ainda é considerada uma cidade pequena para os padrões dos que vivem em grandes metrópoles. Nela você se encantará com os prédios baixos e neutros (pintados principalmente de branco e bege), canteiros de flores bem cultivados, palmeiras variadas, e montanhas de diferentes cores e formatos que escondem as águas do Golfo de Omã.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

  

O que fazer em Mascate

Grande Mesquita do Sultão Qaboos (Sultan Qaboos Grand Mosque)

Se você tiver apenas pouco tempo em Mascate e só puder conhecer uma atração, nem pense muito, vá direto à Sultan Qaboos Grand Mosque (Grande Mesquita do Sultão Qaboos), a principal atração da cidade. Sendo uma verdadeira obra-prima arquitetônica, um dos destaques da mesquita é o tapete que pesa 21 toneladas e levou 4 anos para ser construído por 600 mulheres, sendo a maioria das cores obtida através de técnicas naturais tradicionais. Além disso, o grande lustre de cristal que pende do salão principal é tão impactante quanto o tapete - uma curiosidade é que os dois itens já foram os maiores do mundo, até serem substituídos pelos que estão atualmente na Mesquita do Sheikh Zayed, em Abu Dhabi.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

Na Sultan Qaboos Grand Mosque você também encontrará um centro de estudo islâmicos, que está disponível para quem quiser entender mais sobre a religião. Então, se tiver alguma pergunta ou dúvida sobre o islamismo, não deixe de passar por lá.

O acesso a visitantes é gratuito, e acontece de sábado a quinta das 8h às 11h (sexta é o dia que apenas muçulmanos têm acesso). Nós chegamos no horário de abertura, às 8h, e fomos os primeiros a entrar.  

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

Em tempo: visitantes devem se vestir de forma conservadora, cobrindo todo o braço e pernas até o tornozelo. Para as mulheres existe também a exigência de cobrir o cabelo quando estiverem dentro das dependências da mesquita.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

                                                                 

Corniche e Muttrah Souq

Ao andar pela Corniche, que podemos chamar de orla, você sentirá o aroma marcante de perfume árabe, ver pessoas aproveitando o dia e se distrair com a folia dos pombos voando enquanto tentam conseguir comida. Você pode caminhar desde o Porto da cidade até o famoso Forte de Mascate, aproveitando para parar no Muttrah Souq (de sábado a quinta, das 8h às 13h e 17h às 21h; sexta das 17h às 21h), um mercado cheio de ouro, prata, perfumes e tecidos. Os vendedores ficam oferecendo olíbano (um tipo de resina utilizada na fabricação de incenso e perfumes), cashmere, e lá você poderá se encantar com inúmeras luminárias. 

O-que-fazer-em-Mascate-Omã.jpg

Na Corniche, perto do Porto, fica o Fish Market (Mercado de Peixes). Quem não gosta de ver os animais dispostos de maneira comercial, pode ir até lá apenas para admirar a vista da orla que se estende até o Forte.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Omã.jpg

 

Forte de Mascate

O Forte de Mascate é uma edificação antiga, do século 16, e foi construído quando os portugueses ainda eram os senhores da região. Se tiver tempo, aproveite para ver o pôr do sol lá em cima - você verá que, do topo, as casas brancas dão a sensação de estar vendo uma revista com fotos de alguma cidade grega (por causa do conjunto dos prédios baixos e de tons claros com a orla e o mar).

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

Al Alam Palace – o Palácio do Sultão

Como falei anteriormente, a cidade inteira tem um tom branco e bege com montanhas áridas angulares em volta, então prepare-se para se surpreender ao ver o Al Alam Palace – o Palácio do Sultão Qaboos, com suas cores vivas e não convencionais (turquesa e dourado cintilante) se destacando em um mar de casas e prédios de tons neutros. A parte interna do palácio é inacessível, mas você ainda pode ir até os portões, ver a estrutura e caminhar pelos jardins em frente ao palácio.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

 

Royal Opera House

Na Royal Opera House você poderá assistir impressionantes apresentações, uma mistura diversificada de números de ópera, balé, jazz e música árabe (acesse o site para ver a agenda e adquirir os ingressos).  Mesmo que você não consiga assistir a um espetáculo, a sala de concertos vale a pena ser visitada por sua impressionante arquitetura islâmica, feita com mármore italiano e tetos de madeira. O tour guiado é bem rápido e custa 3 OMR por pessoa.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Omã.jpg

 

Praias

Se estiver dirigindo em Mascate, aproveite para sair sem destino e parar em algumas praias da cidade. Uma delas é a Qantab Beach, que tem falésias, barcos de pescadores e um ritmo tranquilo de uma região à beira mar.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

 

Onde comer em Mascate

Os lugares que comi e indico em Mascate (sem ser em hotéis) foram: Bait al Luban com comida saborosa e decoração árabe, incluindo áreas para desfrutar a refeição sentado no chão, e com uma varandinha onde você pode sentar para ver a orla/corniche (aproveite para pedir o karak tea - uma bebida quente feita com chá preto, leite e cardamomo); Turkish House, um restaurante de frutos do mar - bem informal - onde você pode escolher o peixe e pedir para eles grelharem na hora. Uma boa pedida lá também é o camarão e as saladas, como fatoush; Kargeen é um restaurante muito fofo, com um grande pátio com mesas grandes de madeira, decoração com almofadas de tecidos clássicos e lanternas. Ao visita-lo, peça o suco de abacaxi, que vem dentro da fruta, e o café de Oman (que é feito com água de rosas, cardamomo e açafrão).

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

  

Onde se hospedar em Mascate

Mascate não tem uma área que seja essencial se hospedar, principalmente se você estiver de carro. Ou seja, fique livre para escolher o hotel que mais te agrade, sem se preocupar muito com a localização. Deixo aqui a minha seleção:

Al Bustan Palace, A Ritz-Carlton Hotel

Shangri-La Al Husn Resort & Spa

Kempinski Hotel Muscat

The Chedi Muscat

Sheraton Oman Hotel

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg

 

Como se deslocar em Mascate

Para quem pretende ficar apenas na capital, em Mascate, é possível utilizar o serviço de táxi que é amplamente disponível. Entretanto, caso esteja planejando visitar também outras cidades do país, alugar um carro é a melhor opção, pois você terá flexibilidade para fazer a sua road trip parando quando quiser.

O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg
O-que-fazer-em-Mascate-Oman.jpg