O que fazer em Labuan Bajo, a cidade base para conhecer praias cor de rosa, observar animais exóticos e ter vistas oníricas na ilha de Flores, Indonésia

Labuan Bajo é uma pequena vila de pescadores localizada na ilha de Flores, na parte leste da Indonésia, e é o destino para quem quer visitar o Parque Nacional de Komodo - uma área que é formada por um conjunto de ilhas e pequenas ilhotas, sendo Rinca, Padar e Komodo as principais e mais conhecidas.

Indonesia-Flores-Padar-Island-Elen-Pradera-1.jpg

Ainda que seja um lugar pitoresco e sem muitas extravagâncias, Labuan Bajo tem se tornado cada vez mais popular e está entrando gradativamente nos holofotes, seduzindo turistas interessados em sua exclusiva atração: o Parque Nacional de Komodo é a única região do mundo em que é possível encontrar os famosos Dragões de Komodo - o maior lagarto do mundo - em seu habitat natural. Mas os dragões de Komodo são apenas parte da beleza de Labuan Bajo e da ilha de Flores, pois o local oferece também montanhas com vistas deslumbrantes, mergulho com mantas e tubarões, e praias com areia cor de rosa que tornam o lugar ainda mais surreal.

Se você estiver planejando conhecer Labuan Bajo ou a ilha de Flores em breve, continue lendo para descobrir o que pode fazer por lá.

 

O que fazer em Labuan Bajo - fazer uma caminhada em Padar Island

Padar Island é uma das ilhas do Parque Nacional de Komodo e um dos lugares mais impactantes da ilha de Flores. A ilha proporciona um cenário deslumbrante, fora da realidade, com praias intocadas em formato de meia lua e que estão escondidas entre montanhas com vegetação exuberante.

Indonesia-Flores-Padar-Island-Elen-Pradera-4.jpg
Indonesia-Flores-Padar-Island-Elen-Pradera-3.jpg

A ilha Padar é acessada apenas de barco e está no itinerário de muitos tours saindo de Labuan Bajo, mas para chegar até o topo é preciso fazer pequena caminhada de uns 30 minutos, esforço que é completamente recompensado pela vista mágica das montanhas e das três praias que as rodeiam, com o mar azul em torno se estendendo por todo o horizonte. A caminhada até o topo pode ser desafiadora para alguns, mas para quem não consegue ou não quer ir até lá em cima, não tem problema. Ao longo do caminho existem diversos pontos tão bonitos quanto, e você pode parar e apreciar a beleza do lugar quando achar que não quer mais subir.

Indonesia-Flores-Padar-Island-Elen-Pradera-7.jpg

O que fazer em Labuan Bajo - nadar em Pink Beach

A Indonésia é um país colorido, apimentado, e essas cores se manifestam na beleza natural do país. Ao passar em Pink Beach, a praia de areia rosa da ilha de Flores (e uma das pouquíssimas no mundo), esteja preparado para o choque diante da beleza do lugar. O contraste do mar azul com a areia rosa e a vegetação da ilha são por si só uma experiência única, mas lá você poderá nadar, mergulhar com snorkel ou apenas andar pela areia vendo os corais que dão a coloração ao lugar – a praia tem areia rosa por causa dos corais vermelhos que se desintegram e alteram a cor da mesma.

Indonesia-Flores-Taka-Makassar-Komodo-Island-July-2019-Elen-Pradera-17.jpg

 

O que fazer em Labuan Bajo - ver os Dragões de Komodo 

No Parque Nacional de Komodo, existem duas ilhas que possibilitam ver os dragões: Rinca Island e Komodo Island. Mas é na primeira, em Rinca Island, que a maioria dos tours vão para ver os lagartos em seu habitat natural. O passeio só pode ser feito com guia, pois as criaturas são extremamente perigosas e tóxicas (há vários tipos de bactérias na boca do dragão de Komodo. Suas presas não morrem pela mordida, mas sim pela infecção causada pelas bactérias). Existem 3 tipos de caminhada pela ilha Rinca: curta (quase 1 hora), média (mais ou menos 1 hora e meia) e longa (em torno de 2 horas e 30 minutos). Nós fizemos a média, vendo vários animais ao longo do caminho e terminando com um visual fenomenal do parque.

Indonesia-Flores-Rinca-Komodo-Island-Elen-Pradera-3.jpg

Os dragões de Komodo são criaturas singulares, de aspecto belo e assustador, e são os maiores lagartos do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento, pesar em torno de 150 quilos e se movimentar a até 20 km/h. Eles são carnívoros e canibais, sendo capazes de comer os seus filhotes depois de nascerem e até mesmo outros adultos - já sabendo o que os esperam, os filhotes ao nascerem sobem para as árvores e ficam lá até mais ou menos os 3 anos, se alimentando apenas de insetos e lagartixas. Outra curiosidade sobre esses animais é que eles podem viver até os 100 anos e comer até 80% do seu peso em uma única refeição, que é constituída basicamente dos outros animais do parque. O dragão de Komodo é mais ou menos o rei da ilha Rinca, mas lá você ainda verá porcos, macacos, búfalos e outros animais em seu habitat natural (e que servem de jantar para os lagartos gigantes).

Indonesia-Flores-Rinca-Komodo-Island-Elen-Pradera-7.jpg

 

O que fazer em Labuan Bajo – admirar o mar cristalino de Taka Makassar

Taka Makassar é um banco de areia no meio do nada, com água calminha e cristalina, onde você pode ver peixes pequenos e relaxar. Aproveite cada segundo em sua água clara e refrescante, pois esse recanto tão deslumbrante é fora do comum -  o mar é de um azul de diferentes tons e, olhando a redor, você poderá ver as montanhas de Flores compondo uma imagem de cartão-postal.

Indonesia-Flores-Taka-Makassar-Komodo-Island-Elen-Pradera-1.jpg

 

O que fazer em Labuan Bajo - mergulhar com snorkel em Kanawa Island

A ilha de Kanawa está localizada a 15 quilômetros da cidade de Labuan Bajo e é um dos destaques de Flores. A principal atração de Kanawa Island é o hipnotizante recife de corais, com sua característica marcante e repleta de peixes coloridos. Sua água turquesa é extraordinariamente calma e clara, atraindo turistas para fazerem mergulho com snorkel e relaxar em sua convidativa areia branquinha.

Indonesia-Flores-Taka-Makassar-Komodo-Island-Elen-Pradera-6.jpg

 

O que fazer em Labuan Bajo - assistir ao pôr do sol em Kalong Island

O fim de um dia na Kalong Island é recebido com um show – milhares de morcegos da espécie raposa voadora (flying foxes) sobrevoam a ilha durante o pôr do sol, criando um cenário sublime. Essa espécie de morcego é a maior dos morcegos gigantes conhecidos, sua largura chega a cerca de 1,5 metros e pode pesar mais de 1 quilo. O espetáculo dura mais ou menos 30 minutos, com os morcegos voando de uma ilha para outra em uma longa coluna, enquanto as cores do céu vão se tornando cada vez mais alaranjadas.



Como chegar em Labuan Bajo

Chegar em Labuan Bajo agora é mais fácil: o aeroporto de Labuan Bajo - Komodo Airport - recebe, até o momento em que este post foi escrito, voos desde Jacarta (Soekarno Hatta) e Bali (Denpasar), em voos de aproximadamente 2 horas e meia e 1 hora e 20 minutos, respectivamente.

Chegando no aeroporto, o centro de Labuan Bajo fica a uns 20 minutos de distância de carro, e é muito fácil conseguir táxis para te levar ao hotel, sem necessidade de reserva prévia.

Aproveite para ler o post sobre onde ficar em Labuan Bajo, que está cheio de opções hotéis, hostels e barcos.

Indonesia-Flores-Taka-Makassar-Komodo-Island-Elen-Pradera-15.jpg

Em Labuan Bajo, você pode ficar no centro, onde é possível andar pelas ruas e encontrar muitas empresas oferecendo tours com diferentes itinerários para conhecer as belezas de Labuan Bajo e de outras partes da ilha de Flores. Os passeios podem ser de meio período ou dia inteiro, chegando a até vários dias no barco. Ao contratar um passeio, fique atento se ele já inclui as taxas de entrada no Parque Nacional de Komodo, se disponibiliza equipamento de snorkel e quais refeições estão inclusas. O meu foi fechado com o hotel em que fiquei, o Ayana Komodo e incluía um almoço restaurador, bebidas, lanchinhos e toalhas geladas para todos os passageiros do barco se refrescarem em meio ao calor massacrante de julho.

Indonesia-Flores-Rinca-Komodoa-Island-Elen-Pradera-9.jpg

 

Quando visitar Labuan Bajo e o Parque Nacional de Komodo

A melhor época para visitar Labuan Bajo, e a Indonésia com um todo, é durante a estação seca que vai de abril a outubro.

Leia todas as informações práticas para visitar a Indonésia, incluindo visto, moeda e idioma.

Indonesia-Flores-Rinca-Komodo-Island-Elen-Pradera-5.jpg

 

Onde comer em Labuan Bajo

Indico os restaurantes do Ayana Komodo, o japonês HonZEN; o Kisik Grill, um restaurante de frutos do mar; o Unique Bar, um bar no rooftop do hotel; e o Rinca, um restaurante com menu variado que oferece pratos asiáticos e ocidentais.

Para quem estiver no centro, recomendo o restaurante italiano Made in Italy que ainda oferece a opção de buscar e levar de volta ao hotel, sem precisar se preocupar com táxis.

Indonesia-Flores-Ayana-Komodo-Island-Elen-Pradera-1.jpg

 

Minhas dicas para aproveitar o melhor de Labuan Bajo

Filtro solar, chapéu e óculos são indispensáveis;

Não esqueça de confirmar exatamente o que está incluso no tour e fique atento às taxas de entrada no Parque Nacional de Komodo.



Veja mais fotos de Labuan Bajo no meu Instagram @elen.pradera

O-que-fazer-em-Labuan-Bajo-Flores-Indonesia.jpg
O-que-fazer-em-Labuan-Bajo-Flores-Indonesia.jpg