Miniguia para visitar Taipei, a maior cidade de Taiwan

* This post is available in English.

Taipei.jpg

Taipei é a capital de Taiwan e uma joia asiática ainda não muito explorada - ela muitas vezes é comparada a Hong Kong por causa de sua localização, clima e utilização da língua chinesa. Mas enquanto Hong Kong recebeu mais de 58 milhões de visitantes em 2017, Taiwan inteiro recebeu pouco menos de 11 milhões. 

A cidade pode até ser bem cosmopolita, já que é sede de diversas empresas de tecnologia e tem um dos prédios mais altos do mundo, mas ainda apresenta a vibração dos mercados noturnos e a calmaria e paz que os inúmeros templos e parques ao redor trazem. Este miniguia para visitar Taipei vai te dar uma amostra das muitas experiências que você pode ter nesta cidade fascinante. Continue lendo se você estiver planejando uma viagem para lá ou se quiser conhecer um pouco mais sobre o destino. 

Taipei101.jpg

 

O que fazer em Taipei

O Chiang Kai-shek (CKS) Memorial Hall é um monumento nacional erguido em memória de Chiang Kai-shek, o ex-presidente da República da China. O telhado do edifício tem a forma de um octógono azul, uma forma relacionada ao simbolismo do número oito, que é geralmente associado à abundância, prosperidade e boa sorte nas culturas asiáticas (um fato curioso é que as escadas têm 89 degraus, que representam a idade de Chiang quando ele morreu). Perto do monumento você pode ver o National Theater e o National Concert Hall, que foram construídos com o estilo tradicional de palácio chinês e merecem atenção, pelo menos pela arquitetura.

Chiang_Kai_shek_memorial_taipei.jpg
Taipei.jpg

Para ver o que já foi o maior edifício do mundo, vá até Taipei 101, que perdeu a sua posição depois do imponente Burj Khalifa ser construído em Dubai, mas hoje ainda está na lista dos 10 maiores. A torre tem uma forma de pagode com 8 segmentos, cada um contendo 8 andares (novamente o número 8) e a estrutura incorpora formas quadradas e circulares para alcançar um equilíbrio entre o yin e o yang.

Se quiser ter acesso à maior coleção de arte e artefatos chineses, não deixe de visitar o National Palace Museum e passe algum tempo lá, apreciando as belas cerâmicas que o museu abriga. Aconselho contratar um guia (ou pegar um audioguia) para entender os artefatos e seu histórico. 

National_Palace_Museum_Taipei.jpg

Tire algumas horas do seu dia para ver um dos templos da cidade, como o Longshan Temple ou Qingshan Temple. O Wuji Tianyuan está um pouco afastado do centro (no final da linha vermelha do MRT), mas se você estiver indo durante a temporada de flor de cerejeira, como eu, pode ser capaz de ver as encantadoras árvores cheias de flores por lá (apesar de ser um pouco longe, vale a pena uma visita).

Taipei.jpg

Para ficar ao ar livre, vá até o 228 Peace Memorial Park, um belo parque que é dedicado às vítimas do incidente de 28 de fevereiro - a maior tragédia política em Taiwan. 

Quando a noite cair, se dirija a um dos mercados noturnos para explorar as opções de dar água na boca da culinária taiwanesa. O Shilin Market é o mais famoso, mas outros - como o Linjiang Street Night Market- também podem ser encontrados em toda a cidade. E não se esqueça de pedir um bubble tea!

E já que você chegou tão longe, tire um dia para conhecer uma das cidades vizinhas. Uma rápida saída da Taipei já oferece uma mudança de cenário, e te dá a oportunidade de ter algumas vistas do Oceano Pacífico. Jiufen e Pinxi são as principais e mais populares escolhas para viagens de um dia.

228_memorial_park_Taipei.jpg
228_memorial_park_Taipei.jpg

 

Onde se hospedar em Tapei

O Shangri-la Eastern Plaza Taipei (diárias desde US$ 140) tem uma bela vista da Taipei 101, porém o único ponto de atenção é que ele não fica ao lado de nenhuma das estações MRT, portanto você precisará caminhar de 10 a 15 minutos até a mais próxima. Já o W Taipei (diárias desde US$ 330) é outra boa opção, mas mais luxuosa - ele tem um design agradável e vistas da cidade.

 

O que comer em Taipei

Din Tai Fung para xiao long baos- visite um dos estabelecimentos deste restaurante enquanto estiver em Taipei, já que foi lá que ele nasceu, bem antes de se tornar a grande cadeia que é hoje; Lao Tzang Beef Noodles para experimentar o famoso prato de macarrão taiwanês; e não deixe de experimentar o bubble tea enquanto estiver na cidade, uma interessante e refrescante bebida que mistura chá gelado, leite e pérolas (que são bolinhas de tapioca).

 

Din_Tai_Fung_taipei.jpg
Taipei.jpg

Informações práticas para visitar Taipei

Brasileiros precisam de visto e devem obter o mesmo com antecedência. Clique aqui para ver a documentação necessária.

A moeda local é o novo dólar de Taiwan.

O sistema de ônibus pode ser confuso, mas o MRT (metrô) é ótimo. Compre um Easycard assim que tiver a oportunidade - ele é um cartão de transporte pré-pago e facilitará a sua vida durante a sua locomoção pela cidade.

National_Palace_Museum_Taipei.jpg
Taipei_cherry_blossom.jpg
Taipei_cherry_blossom.jpg

Você usa Pinterest? Então salva essa imagem aqui embaixo para achar o post depois!

Taipei_cherry_blossom.jpg