Por que você deve visitar mercados locais em Jacarta?

English version - Why people should visit local markets in Jakarta?

Sendo a maior cidade e capital da Indonésia, Jacarta é surpreendentemente uma das menos valorizadas pelos viajantes que visitam o país. Esta metrópole tem sido o centro político, econômico e cultural da nação desde a sua fundação no século 17. O lugar é considerado um caldeirão de culturas, onde as tradições de muitas nações (europeias, chinesas, árabes, etc.) se encontram com os vários grupos étnicos indonésios (incluindo javaneses e sundaneses). 

A maioria das pessoas visitando ou vivendo na cidade acabam passando os seus dias em uma das centenas de shoppings espalhados pela metrópole; mas sendo Jacarta o lugar onde você pode ver toda a mistura de culturas na Indonésia, eu recomendo ficar longe dos shoppings e mergulhar na vida do mercado local. Por quê? Porque nos mercados locais (chamados pasar, em indonésio) você pode realmente ver a vida em seu sentido mais puro, entre os locais fazendo as compras do dia a dia.

mercados-locais-jacarta.jpg

Em Pasar Bunga Rawa Belong, o mercado das flores e meu lugar favorito na cidade, você pode encontrar diversos tipos de flores, mas também ver os costumes locais, especialmente ao ver um vendedor preparando um arranjo de jasmim que deve ser usado pela noiva no casamento dela. No Pasar Glodok, a chinatown de Jacarta, tudo é caótico, barulhento e os motociclistas dirigem como querem, mas ainda é um lugar colorido com uma grande energia positiva. No Pasar Mayestik, o mercado têxtil, você poderá se perder entre fileiras de tecidos, botões, zíperes e até mesmo conseguir algo sob medida, feito por um dos muitos alfaiates encontrados lá.

mercados-locais-jacarta.jpg
mercados-locais-jacarta.jpg
mercados-locais-jacarta.jpg

Visitar os shoppings m Jacarta pode até ser mais fácil, especialmente com os benefícios que o ar-condicionado traz, mas entre em contato com a cultura local nos mercados e esteja preparado para se surpreender em todos os sentidos.

mercados-locais-jacarta.jpg
mercados-locais-jacarta.jpg