O que é o Javanese Lulur, o famoso ritual encontrado em spas na Indonésia

* This post is available in English.

Você já ouviu falar em Javanese Lulur? Se você mora na Indonésia ou já foi a algum spa no país, provavelmente sim. Mas você sabe o que é e como é feito o ritual? Continue lendo para descobrir. 

javanese-lulur.jpg

Utilizado para limpar, suavizar, amaciar e purificar a pele, o Javanese Lulur é um ritual real que teve início nos palácios de Yogyakarta (na ilha de Java, Indonésia), por volta do século 17. As noivas costumavam fazer o rito todos os dias, durante 40 dias, para preparar a pele para a grande noite do casamento. Mas o que antes era um privilégio exclusivo da realeza, hoje é oferecido em diversos spas indonésios.

O processo completo começa com um escalda-pés, seguido por uma massagem no corpo inteiro. Depois vem o lulur propriamente dito, que é uma esfoliação corporal natural, feita com açafrão misturado com farinha de arroz, especiarias tradicionais e outras raízes, visando remover as células mortas da pele. Em seguida, é feita a aplicação de iogurte no corpo inteiro para refrescar e suavizar a cútis. Para encerrar, uma imersão aromática na banheira e, no final, o jamu* é dado para você ir bebericando enquanto se prepara para sair.

Os rituais podem ser disponibilizados em opções individuais ou para casais que queiram curtir o momento juntos, e a duração do tratamento varia dependendo do spa, podendo levar até 3 horas. O resultado é uma pele de bebê, com aspecto e sensação encantadora.  

*Jamu é um super elixir que faz parte da rotina javanesa há mais de mil anos. Ele é utilizado para manter a boa saúde, eliminar doenças, aumentar a beleza, a força e a resistência. Existem diversas versões, mas a forma mais popular da bebida é feita com açafrão, gengibre, tamarindo e mel.

jamu-indonesia.jpg

Onde experimentar o Javanese Lulur em Jacarta

The Bimasena Spa

O Bimasema é o spa do hotel The Dharmawangsa, que é um verdadeiro oásis urbano e está localizado em uma região adorável em Jacarta. Lá o ritual pode ser feito individual ou em dupla e dura 90 minutos, com preços a partir de 1,1 milhões IDR.

javanese-lulur.jpg

Four Seasons Hotel

O spa da rede de hotéis cinco estrelas Four Seasons disponibiliza o lulur com 90 minutos de duração desde 1,8 milhões IDR.

Chi, The Spa

Chi é o spa do hotel Shangri-la, que oferece o tratamento individual, a partir de duas horas, começando em 990 mil IDR.

Martha Tilaar Spa

Martha Tilaar é uma das marcas mais famosas de cosméticos indonésios, focada em utilizar o uso de ingredientes locais e valorizar a tradição de beleza do país. A marca tem a maior rede de spas na Indonésia e conta com diversas localizações em Jacarta e áreas vizinhas, como BSD e Bintaro. Lá o ritual dura 90 minutos e custa em torno de 450 mil IDR.

Jamu Body Treatments

Uma opção mais econômica que os demais, o ritual pode ser feito por 430 mil IDR, sem taxas, e tem 2 horas de duração.  O Jamu Body Treatments fica no sul de Jacarta, em Cipete, e está disponível apenas para a opção individual. 

Puri Santi

Localizado também no sul de Jacarta, o Puri Santi é a opção mais econômica, oferecendo a apenas o lulur - só a esfoliação –  com preços começando em 250 mil IDR para 1 hora de tratamento. O banho com pétalas pode ser feito por um valor adicional.




Ao visitar a Indonésia, tire alguns minutos (ou horas) da sua estadia experimentar o Javanese Lulur, e deleite-se com a experiência deste tratamento real por alguns momentos.