Informações práticas para visitar Seul, a capital da Coréia do Sul

English version - Practical information to visit Seoul, capital of South Korea

Seul é a capital e maior cidade da Coréia do Sul - país conhecido no cenário internacional por seus carros, eletrônicos, cosméticos e K-pop. Ela é uma metrópole extremamente cosmopolita - como outras encontradas pela Ásia - mas presenteia os que a visitam com uma fusão do moderno com o tradicional, visto no contraste entre os letreiros com luzes de neon, e os palácios reais que guardam a herança histórica e cultural da nação.

Antes de visitar Seul, na Coréia do Sul, leia aqui algumas informações práticas para ajudar o planejamento da viagem.

Gangnam-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.jpg
visto-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.png

Ao contrário do que se imagina, a Coréia do Sul não exige visto para brasileiros que pretendem visitar o país a turismo por até 90 dias (mas o passaporte deve estar válido por, no mínimo, 6 meses). A imigração em Seul foi mais tranquila do que eu esperava, sem receber qualquer pergunta do agente, nem mesmo sobre a quantidade de dias da minha estadia na cidade.

idioma-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.png

O idioma falado na Coréia do Sul é o coreano. Em muitos momentos pode ser difícil se comunicar em inglês, por isso é indicado ter acesso a algum tradutor e à internet no celular, sendo recomendado ter roaming habilitado ou adquirir um chip local ao chegar ao país.

Compra de chip – no aeroporto você consegue encontrar lojas que vendem chip com internet ilimitada por 5, 10 e 20 dias (com preços que começam em 27 500 won) e que também alugam roteador (por 8 800 won por dia), para a família inteira ficar conectada.

 

Idioma-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.jpg
moeda-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.png

A moeda utilizada na Coréia do Sul é o won sul-coreano, e em Seul é muito fácil encontrar casas de câmbio para compra-la. Para ter uma noção dos valores em dólar, uma conta rápida seria dividir o valor em won por mil, ou seja, 1 000 won é cerca de US$ 1.

Quando-ir-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.png

As melhores estações para visitar a capital sul-coreana são primavera e outono. Durante o verão o calor e a umidade são massacrantes, e no inverno as temperaturas estão abaixo de zero, tornando ambos desagradáveis para o turismo. Estive em Seul no início de dezembro (quando ainda deveria ser outono), e apesar de ter tido vários dias com temperaturas bem próximas de zero, a paisagem estava linda – uma mistura de folhas secas pelo chão, árvores desfolhadas e céu azul.

Namsan-Park-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.jpg

 

como-se-locomover-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.png

É muito fácil utilizar o metrô para se locomover por Seul mas, como em toda cidade nova, pode levar um certo tempo para se acostumar com o mapa (que parece uma teia de aranha multicolorida). Caso queira percorrer as distâncias mais curtas a pé e utilizar um mapa, o famoso Google Maps não vai te ajudar muito: como a Coréia do Sul ainda está em guerra com a Coréia do Norte, por motivos de segurança nacional o Google Maps não conta com dados detalhados do país; então utilize mapas como o Naver Maps ou Daum. Caso queira utilizar o serviço de táxi, fique atento aos carros especiais para estrangeiros, que contam com motoristas que falam inglês.

Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.jpg

Como ir do aeroporto até o centro – é possível ir do aeroporto até o Centro de Seul em um trem expresso, o Express Train, que leva aproximadamente 40 minutos para fazer o trajeto e custa 9 000 won; ou trem parador, o All Stop Train, com duração aproximada de 1 hora e que custa em torno de 5 000 won (o valor varia de acordo com o terminal de embarque e estação final). No aeroporto, siga as placas indicando o Express Train ou procure por Express Train Information Center.

 

Onde-se-hospedar-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.png

A melhor região para se hospedar em Seul, na minha opinião, é Myeongdong. Lá você estará perto de diversas lojas, restaurantes, cafés e terá acesso ao metrô, caso queira utilizá-lo.

Myeongdong-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.jpg
Myeongdong-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.jpg

o-que-comer-Seul-Coreia-do-Sul-Elen-Pradera.png

Os pratos principais do país são o churrasco coreano e a sopa de frango com ginseng, tudo acompanhado do famoso kimchi - acelga que passa por um processo de fermentação juntamente com outros legumes e tem um sabor levemente apimentado. Em relação à bebida, soju é uma bebida destilada originária do país que é muito popular, sendo encontrada até mesmo nas lojas de conveniência 7eleven, e tem a partir de 20% de teor alcóolico.



Continue lendo O que fazer em Seul, os melhores programas para curtir a capital sul-coreana

Ei, não esqueça de salvar as fotos abaixo no Pinterest para achar o post depois!

Informacoes-praticas-para-visitar-Seul-Coreia-do_Sul-Elen-Pradera.png
Informacoes-praticas-para-visitar-Seul-Coreia-do_Sul-Elen-Pradera.png