Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia

* This post is available in English.

indonesia-rupiah.jpg

A Indonésia é um país no Sudeste Asiático que está situado entre o Oceano Índico e o Oceano Pacífico e abrange uma costa quase 8 vezes maior que a do Brasil. Se você pretende visitar uma das ilhas do maior arquipélago do mundo, leia abaixo as informações práticas para a sua estadia.

 

Visto

Brasileiros viajando a turismo não precisam de visto para entrar na Indonésia, desde que a estadia seja inferior a 30 dias - mas atenção: para ingressar no país é necessário apresentar o passaporte com validade mínima de 6 meses e ter o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Para visitar o país por um período de 30 a 60 dias, é necessário obter o Visa on Arrival, um visto ao chegar ao país que custa US$ 35 e permite ficar 30 dias, sendo que no último dia deste primeiro mês será necessário ir até o escritório de imigração para conseguir mais 30 dias de extensão (não tente ficar mais tempo ilegalmente, pois o país cobra uma multa de 1 milhão IDR por cada dia além do concedido).

 

Idioma

O indonésio é o idioma oficial da Indonésia, uma língua derivada do malaio e que é falada por toda a população, que normalmente fala pelo menos dois idiomas - o indonésio e um dos outros 700 idiomas e dialetos do grupo étnico de origem.    

É possível se virar bem com o inglês, mas algumas frases úteis em indonésio são: 

Selamat pagi/ selamat siang/ selamat sore / selamat malam – Bom dia (até às 10h) / boa tarde (das 11h às 15h) / boa tarde (das 15h às 18h) / boa noite (depois das 18h)

Terima kasih – Obrigada (o)

Sama sama - De nada

Permisi – Com licença

Maaf – Desculpa

Apa kabar? – Como vai?

Di mana ...? - Onde fica ...?

Tolong, saya mau pergi ke ... – Por favor, eu gostaria de ir a ...

Berapa harga ini? – Quanto custa isto? 

Saya mau beli ini – Eu gostaria de comprar isto

Belok kanan/kiri – Vire à direita/esquerda

Tolong, satu lagi bir - Mais uma cerveja, por favor

 

Grupos de ilhas

As 17 mil ilhas da Indonésia foram unidas em 8 grandes grupos, que você provavelmente ouvirá bastante: Bali, Java, Sumatra, Nusa Tenggara, Kalimantan (o pedaço de Bornéu que pertence ao país), Maluku, Sulawesi e Papua. 

 

Eletricidade

A fonte de energia elétrica é de 220 volts em todas as regiões, portanto, tenha cuidado ao trazer algum equipamento eletrônico de 110 volts. As tomadas possuem dois plugues de ponta arredondada (tecnicamente conhecidos como tipo C e F) e talvez você precise usar adaptadores.

 

Fuso horário

Toda a extensão do país inclui 3 fusos horários diferentes e não pratica o horário de verão.

GMT +7 | abrange Sumatra, Java, e regiões oeste e central de Kalimantan;

GMT +8 | cobre as regiões leste e sul de Kalimantan, Sulawesi, Bali e Nusa Tenggara;

GMT +9 | compreende Maluku e Papua.

 

Moeda

A rúpia indonésia, também conhecida como IDR e representada com um Rp, é a moeda do país. As casas de câmbio aceitam as principais moedas mundiais (dólar, euro, libra, dólar de Singapura, etc.) e podem ser encontradas, por exemplo, dentro dos principais shoppings em Jacarta, nos centros de Seminyak e Kuta em Bali, e em bancos e hotéis em Yogyakarta. Ao viajar para áreas com turismo menos desenvolvido, carregue sempre a moeda local com você – caso não tenha ao chegar ao país, faça a troca ainda no aeroporto para cobrir os primeiros gastos, até achar uma casa de câmbio com uma cotação melhor (em Bali, fique atento aos golpes em lojas de conversão - quando o atendente vai entregar as rúpias e conta todas as notas na sua frente, ele dá a impressão de que o valor está certo mas, sem você perceber, ele deixa cair algumas notas numa gaveta aberta atrás do balcão, e você recebe menos dinheiro do que deveria. Por isso, sempre conte mais de uma vez ainda dentro do estabelecimento).

 

Quando visitar

O arquipélago está localizado na linha do equador, o que faz com que o clima seja, sobretudo, quente e úmido. A temperatura varia pouco ao longo do ano e, esquecendo um pouco as quatro estações que temos, na Indonésia existem basicamente duas épocas: seca, que vai de abril a outubro; e chuvosa, de novembro a março (sendo abril e outubro os meses intermediários, e janeiro e fevereiro os mais chuvosos). 

 

Segurança

A Indonésia é um país seguro, quando comparado a outros com a mesma quantidade de pessoas, e os principais crimes no país são pequenos furtos. Em 2016, Jacarta, a cidade mais populosa do país, teve número de roubo e furtos a carros 64 vezes menor do que o estado de São Paulo.

 

Drogas e Álcool

Por último, mas não menos importante, é permitido a entrada de apenas um litro de bebida alcoólica por pessoa no país, e tráfico e consumo de drogas na Indonésia são ilegais e punidos com pena de morte.