Bali: motivos para a Ilha dos Deuses ser o próximo destino para as suas férias

Conhecida como a Ilha dos Deuses, Bali é o destino de férias mais badalado do arquipélago indonésio, recebendo aproximadamente 15 milhões de visitantes por ano. Muitos deles se apaixonam tanto pelo lugar que até procuram estender a viagem ou retornar assim que possível -  e há boas razões para isto! De templos exóticos instalados sobre o oceano, passando por praias de areia branca, vastas plantações de arroz, cachoeiras e um vulcão ativo; a ilha agrada praticamente todo tipo de viajante. Continue lendo para descobrir o que Bali oferece.

Praia Padang Padang, em Bali

Praia Padang Padang, em Bali

 

Templos

É em Bali que vive a maior parte da população hindu da Indonésia. Sendo assim, templos hindus podem ser encontrados a todo momento, espalhados por várias partes da ilha, e em alguns deles é possível visitar e fazer parte dos rituais.

O Pura Tirta Empul foi criado há milhares de anos e está localizado perto de Ubud. Seu nome significa "templo da nascente sagrada", e ele é conhecido pelos rituais de purificação que os hindus realizam em suas fontes sagradas. No local existem 13 fontes, cada uma delas com um significado ou propósito diferente, para que a pessoa possa escolher em qual se banhar. O templo é cheio de espiritualidade, portanto, algumas regras são necessárias, como o uso de roupas adequadas, incluindo o sarong (que pode ser emprestado na entrada, caso você não tenha um). Como sinal de respeito, as mulheres devem prender os cabelos ao entrar.

Pura Tirta Empul e suas fontes sagradas

Pura Tirta Empul e suas fontes sagradas

O Templo de Uluwatu é outro templo hindu em Bali e está localizado no alto de uma falésia, acima das ondas do Oceano Índico. O templo é dedicado a Dewa Rudra e acredita-se que protege Bali dos maus espíritos do mar, pois a cultura balinesa acredita que os bons espíritos estão mais próximos do centro da ilha - onde o Monte Agung está - e os maus espíritos estão no oceano. Por este motivo, quanto mais distante da água, melhor, e por isso o templo em Uluwatu tem uma importante função de proteção – impedir que os espíritos do mal entrem na ilha. Ao visita-lo, esteja atento aos macacos, pois eles podem pegar alguns de seus pertences (na entrada tem uma placa pedindo às pessoas para guardarem óculos escuros e outros acessórios na bolsa, só por precaução).

Templo de Uluwatu

Templo de Uluwatu

Outros templos podem ser encontrados por toda a ilha – o Pura Taman Sarawasti e Pura Lempuyang são apenas alguns dos muitos.

Pura Taman Sarawasti, em Ubud

Pura Taman Sarawasti, em Ubud

Ps: Mulheres durante o período menstrual não devem entrar nos templos, pois são considerados áreas sagradas.

Campos de arroz

A Indonésia é um dos maiores produtores e consumidores de arroz do mundo. Embora você possa encontrar campos de arroz em todo o país, é em Bali que os mais famosos estão localizados, como o Tegalalang, que está bem perto de Ubud. Tegalalang é um dos lugares mais fotografados em Bali e sua fama pode ser atribuída ao filme Comer, rezar e amar.

Tegalalang, Ubud

Tegalalang, Ubud

Existem outros campos de arroz na ilha, a maioria deles localizados em Ubud e Canggu.

Campos de arroz em Canggu

Campos de arroz em Canggu

 

Praias e pontos de surf

Algumas praias de Bali não são tão convidativas - principalmente para quem se desloca por mais de 20 horas do Brasil -  pois tem areia escura, mar revolto e muvuca. Mas ainda é possível encontrar praias de areia branca e águas cristalinas, que são excelentes para mergulho, surf ou apenas relaxar. Passar o dia na praia ou simplesmente ir assistir a um dos pores do sol balineses é algo que todos devem fazer.

Padang Padang, Bali

Padang Padang, Bali

Padang Padang é uma das praias mais célebres de Bali, sendo outro lugar estrelado em Comer, rezar e amar. A praia é cercada por pedras e é preciso descer alguns degraus e passar por uma estreita passagem rochosa para chegar a suas águas cristalinas.

Para os surfistas, também é possível encontrar ótimos pontos de surf no sul da ilha, como Uluwatu. O Blue Point é uma joia para eles e, além disso, é um deleite para os olhos daqueles que não surfam - lá você será capaz de dar um mergulho, mas tenha cuidado com os corais. 

Blue Point - paraíso dos surfistas

Blue Point - paraíso dos surfistas

Alguns hotéis têm praias privadas, dando aos seus hóspedes a sensação de estarem isolados. A praia Kubu é reservada aos hóspedes do grupo Ayana, e está rodeada por falésias com vegetação verde, sendo necessário descer a escada ou pegar um elevador com vistas panorâmicas para poder chegar à faixa de areia e ao mar límpido embaixo.

A praia Kubu, do Grupo Ayana

A praia Kubu, do Grupo Ayana

Para um pôr do sol mágico, a praia Dreamland oferece não só uma boa visão, mas também uma boa extensão de areia que permite que as pessoas se espalhem para aproveitar o momento. Além disso, as praias em Seminyak e Canggu - apesar de não serem convidativas para um mergulho (por terem areia escura) - são excelentes pontos para ver o sol se pôr no final do dia, seja sentado na areia da praia, ou em um dos beach clubs.

Pôr do sol em Seminyak

Pôr do sol em Seminyak

 

Cachoeiras

Cahoeiras-Bali-Indonesia-Elen-Pradera.jpg

Se você planeja estar mais em contato com a natureza e ter alguma paz de espírito, uma rápida parada e um mergulho nas cachoeiras de Bali podem ser a resposta. 

Bali tem tantas cachoeiras que você provavelmente precisará de mais de uma visita para conhecer todas elas, mas as mais famosas estão mais próximas de Ubud e no norte da ilha.

 

Vulcões

Eu mencionei em um post que os vulcões estão presentes em muitas partes do arquipélago indonésio, e em Bali não é diferente. Um dos passeios que muitas pessoas fazem é a caminhada até o ainda ativo Monte Batur, geralmente para ver o nascer do sol.

Também é possível ver um dos vulcões mais recentes a entrar em erupção - o Monte Agung, que está localizado no norte de Bali.

 

Beach clubs

Bali tem vários beach clubs para a galera passar um tempo curtindo a piscina, o som do DJ, e comendo e bebendo. Você encontrará vários na ilha, mas vou citar alguns: Finns, La Brisa e o meu preferido The Lawn, todos em Canggu; Ku de Ta, Potato Head e Tropicola, em Seminyak; Omnia, Karma Beach Bali, Sundays Beach Club, El Kabron Cliff e Ibiza in Bali, no sul da ilha; e Jungle Fish Bali e Folk Pool and Gardens, em Ubud.

The Lawn

The Lawn

The-Lawun-Canggu-Bali-Elen-Pradera.jpg

  

Comida saudável

Por último, mas não menos importante, Bali é o paraíso dos alimentos saudáveis. Há muitas opções de dar água na boca - saladas, smoothie bowls e opções vegetarianas e veganas podem ser encontradas em toda a ilha. 

Comida-Bali-Indonesia-Elen-Pradera.jpg

E os pratos são tão bonitos e fofos, dignos de irem parar nas redes sociais, que a refeição é ainda mais agradável. Apenas tenha cuidado, eles são tão lindos que você provavelmente vai ficar com pena de comer ;)

Se você gostou deste post, veja também outros destinos da Indonésia.

Ferias-em-Bali-Elen-Pradera.png
Ferias-em-Bali-Elen-Pradera.png