Culinária indonésia: explorando os principais pratos do país

* This post is available in English.

culinária-indonésia-satay.jpg

A culinária indonésia é repleta de sabores e rica em especiarias, como as que atraíram os europeus para o país há mais de 500 anos: noz-moscada e cravo-da-índia. Arroz (ou nasi, em indonésio) se faz presente em cada refeição, inclusive no café da manhã; e ao se deslocar pelo país, você verá bastante a palavra soto, que significa sopa; goreng, para os pratos fritos; e sambal (um molho apimentado que tem diversas formas de ser feito, mas comumente leva pimenta, pasta de camarão, limão, açúcar e sal), que é amplamente utilizado para evidenciar os pratos salgados. Este post te dará um gostinho das principais comidas que você irá encontrar ao explorar a gastronomia indonésia.

culinária-indonésia.jpg

Nasi goreng: arrisco dizer que nasi goreng é o principal prato da Indonésia, achado tanto em barracas simples na rua, quanto em restaurantes badalados. Ele é um arroz frito com molho de soja mais doce e consistente que o comum (chamado kecap manis), legumes e ovo. Ele é servido com acar - uma conserva indonésia com pepino, cebola e cenoura - e é possível encontrar variações do prato com a inclusão de carne vermelha, frango e frutos do mar.  

Soto ayam: é uma sopa de frango com macarrão de arroz bem fino, que é repleta de sabores e feita com ingredientes marcantes, sendo os mais impactantes o capim-limão, gengibre, açafrão e daun salam (conhecido como louro indonésio). Ela pode ser servida com uma porção de arroz branco.

Sop Buntut

Sop Buntut

Sop buntut: uma sopa de rabo de boi (que pode ser frito, grelhado ou cozido) com base líquida enriquecida com temperos como noz-moscada, cravo-da-índia e pimenta, servida com vegetais como batata, cenoura, tomate e aipo. Para adicionar ainda mais sabor, coloque algumas gotinhas de limão no topo e adicione sambal à vontade.  

Beef rendang: carne cozida por horas em um molho com leite de coco e especiarias - uma mistura de capim-limão, açafrão, gengibre e pimenta - até que o molho seque inteiramente e a carne fique macia para dispensar o uso da faca (na Indonésia, muitas pessoas utilizam a mão para comer e, quando precisam de algo para cortar, usam apenas a colher).

culinária-indonésia-beef-rendang.jpg
culinária-indonésia-beef-rendang.jpg

Satay: encontrado em outros destinos do Sudeste Asiático, como Malásia, o satay é um espetinho de frango ou carne vermelha, no qual a proteína escolhida é marinada em açafrão, grelhada e servida com molho de amendoim.

culinária-indonésia-satay.jpg

Gado-gado: é uma salada de vegetais que tem como base o feijão-chicote, espinafre, batata, cenoura, milho e broto de feijão, e é servida com molho de amendoim. Proteínas como ovo, tofu e tempeh (soja fermentada) podem ser adicionadas.

culinária-indonésia-gado-gado.jpg

Ikan bakar: muito comum em áreas litorâneas, ikan bakar é um peixe grelhado que antes é marinado em uma pasta de especiarias. Normalmente ele é grelhado no carvão e servido com arroz branco. 

Mie ayam: um prato de macarrão al dente frito com molho de soja indonésio e frango em cubos, muito fácil de ser encontrado em warungs (barracas, em indonésio) espalhados pelo país. Pode ser finalizado com cebolinha, alguma hortaliça e wonton.

Mie goreng

Mie goreng

Mie goreng: noodle frito com mais ou menos os mesmos ingredientes do nasi goreng (mencionado acima).

Soto betawi: uma sopa originária de Jacarta, capital da Indonésia, feita com carne vermelha e um caldo com leito de coco (pode acompanhar arroz branco). 

Ayam goreng: uma galinha com condimentos que, após ser frita, fica crocante por fora e suculenta por dentro.

culinária-indonésia-ayam-goreng.jpg

Bakso: também encontrado em várias barraquinhas de rua, bakso é super popular e consiste em almondegas de carne, porco, peixe ou frango (ou uma mistura peculiar dos anteriores) servidas em um caldo com cebola frita, ovo cozido e que pode conter vegetais, noodle ou macarrão de arroz fino, e tofu.

Gorengan: literalmente gorengan significa comida frita, e representa os lanches fritos encontrados nas ruas da Indonésia e que são bem acessíveis, dentre eles aipim, tofu, tempeh e banana.

Indomie, Pop Mie e outras marcas: achado em qualquer mercado, aeroporto e até mesmo servido em voos, ele nada mais é do que um macarrão instantâneo, que aparentemente pode ser consumido a qualquer hora do dia.

culinária-indonésia-ayam-goreng.jpg

Depois de ler a descrição dos pratos, o que você acha da culinária indonésia? Qual dos pratos acima você comeria?

culinária-indonésia.jpg