Visitando o norte de Taiwan: um bate-volta desde Taipei

* This post is available in English.

Jiufen_Taiwan_Blog

Se você tem mais de 3 dias em Taipei, quer passar um tempo aprendendo mais sobre a cultura de Taiwan e entrar em contato com a natureza, então faça uma bate-volta para visitar as cidades ao norte do país. 

A melhor maneira de fazer isso é através de um operador turístico, e existem muitos espalhados por Taipei (podendo custar até US$ 100 por pessoa). Ao contratar um tour, ele geralmente começa em Jinguashi, onde você verá o que já foi uma das maiores minas de ouro e cobre do mundo, com túneis que se estendem por mais de 600 quilômetros (a mineração no local diminuiu após a Segunda Guerra Mundial, e cessou completamente por volta de 1970, mas ainda é possível ser transportado para aqueles dias e imaginar a vida das pessoas que já trabalharam lá).

Jinguashi_Taiwan.jpg
Jinguashi_Taiwan.jpg

Ainda em Jinguashi, você verá a Golden Waterfall, uma cachoeira pequena com coloração que varia entre cobre e dourado, dependendo da incidência do sol, e o Yin Yang Sea, o mar azul e amarelo de Taiwan (o amarelo pode até parecer poluição, mas na verdade está relacionado à alta concentração de minerais carregados das montanhas através da corrente da cachoeira). Ao subir as estradas da cidade, você encontrará o Quanji Temple, com a imponente estátua do deus da guerra, Guanyu, em seu telhado. 

Jinguashi_Taiwan.jpg
Jinguashi_Taiwan.jpg

O passeio continua com uma parada para almoço em Jiufen, um vilarejo que inspirou o filme Spirited Away. O lugarejo com ruelas e ladeiras é encantador e constantemente agitado pela movimentação turística, pois é cheio de lojinhas e restaurantes com comida taiwanesa. Seu tempo por lá será gasto se perdendo no labirinto de ruas, aproveitando a vista do oceano, bebendo chá gelado, comprando souvenir e admirando as clássicas lanternas vermelhas espalhadas pela cidade.

Jiufen_Taiwan.jpg

O tour segue, e em Pingxi você poderá criar a sua lanterna de papel, escrever os seus desejos e enviá-los ao céu (depois de uma aula rápida com um mestre na construção das mesmas, você receberá todos os suprimentos necessários para fazer a sua própria). Um trilho de trem atravessa essa pitoresca cidade de Taiwan, e é aqui, no meio dele, que você acenderá e lançará a lanterna, observando seus desejos flutuarem em direção ao céu.  

Pingxi_Taiwan.jpg
Pingxi_Taiwan.jpg
Pingxi_Taiwan.jpg

Depois de ver a sua lanterna desaparecer no infinito, é hora de voltar a Taipei, bem a tempo de se preparar para visitar os famosos mercados noturnos.

Pingxi_Taiwan.jpg
Jiufen_Taiwan.jpg
Jiufen_Taiwan.jpg

Ei, você usa Pinterest? Então não esqueça de salvar a imagem abaixo para achar o post depois.

bate-volta-desde-taipei.jpg