Aula de culinária em Ubud: descubra os sabores autênticos de Bali

This post is available in English - Cooking class in Ubud: discover the authentic flavors of Bali

Buscando uma atividade fora do comum em Bali? Então, fazer uma aula de culinária é uma excelente alternativa para você, pois a experiência completa não se resume apenas em colocar a mão na massa, mas também conhecer os ingredientes utilizados na cozinha local, visitar uma autêntica casa balinesa e ter uma aula sobre os campos de arroz. Com isso, você passará algumas horas tendo uma imersão na cultura balinesa, e ainda terminará com uma degustação de pratos típicos da ilha; o que acha?

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

A culinária balinesa conta com uma abundância de ingredientes e é rica em temperos e especiarias. A base dela, como em toda a Indonésia, é o arroz – item consumido várias vezes ao dia e presente em diversos pratos da culinária do país

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

Há diversos lugares oferecendo aulas de culinária em Bali, inclusive hotéis, mas nós fizemos no Paon Bali, que segue modelos que se enquadram nos padrões internacionais, prezando a higiene e o uso moderado de especiarias, caso alguém do grupo tenha alguma rejeição. Tudo na aula - antes, durante e depois - excedeu as nossas expectativas.

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

A experiência completa começa assim: o motorista do Paon te busca no hotel (apenas hotéis localizados em Ubud) e te leva para o Mercado de Ubud para conhecer os ingredientes que serão utilizados. Lá ele te levará à banca que vende as facas balinesas que serão utilizadas ao longo da aula, e explicará cada tempero que será usado para o preparo dos pratos, te permitindo comprar ali mesmo na barraca para levar de volta para casa. No mercado descobrimos ingredientes que até então desconhecíamos - como 4 tipos diferentes de gengibre - e vimos as famosas oferendas balinesas sendo preparadas, com a utilização de flores nativas e folhas de bananeiras. Em tempo: ver a forma como os alimentos estão distribuídos no mercado pode te causar estranhamento, então saiba que o Paon não compra os ingredientes lá para os turistas não terem problemas, mas adquire ingredientes orgânicos e de qualidade de outro fornecedor local.

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg
aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

Em seguida, o motorista passará em um campo de arroz para tirar dúvidas sobre a plantação e colheita. Lá, caso tenha interesse, você poderá receber uma verdadeira aula de agricultura balinesa, com ricas explicações sobre o plantio, o sistema de irrigação e a colheita do arroz.

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

Após todo esse aprendizado, é hora de finalmente ir à “escola”, onde a aula será realizada. Chegando lá você verá um legítimo compound de uma família balinesa, que é composto por diversas casas, pavilhões e, claro, um templo. Enquanto aguardávamos a aula começar, recebemos chá e café, ao mesmo tempo que observávamos os ricos detalhes da arquitetura balinesa.

Por fim, a sorridente e cativante Puspa chegou, a Master Chef de Bali. Ela nos mostrou todos os ingredientes que utilizaríamos e nos deu um resumo do que iríamos fazer. Todos os pratos são preparados individualmente (utilizando técnicas tradicionais) e nosso grupo – composto por 4 pessoas - se revezava cortando, picando, fatiando e macerando, sempre trocando de lugar com o outro para todos aprenderem/fazerem de tudo.

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg
aula-de-culinária-ubud-bali.jpg
aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

Terminamos com 9 receitas, incluindo uma sobremesa, e todos os pratos foram bem típicos, com ingredientes como frango, cogumelos, tofu, tempeh, pimenta e leite de coco. A apresentação das iguarias em pratos de cerâmica verde deu um toque ainda mais charmoso aos alimentos e, no final, nos sentamos para saborear todos os pratos que surgiram do nosso trabalho.

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

 

Informações Úteis sobre a aula de culinária no Paon Bali

A aula de culinária fica na região de Ubud e é toda em inglês. O programa todo dura cerca de 5 horas e é necessário reservar com antecedência no próprio site do Paon Bali. As aulas custam 350 mil IDR por pessoa e as classes podem ser de manhã ou à tarde (sendo que à tarde não tem visita ao mercado). Ao término do curso, todos os alunos recebem as receitas dos pratos elaborados.

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg
aula-de-culinária-ubud-bali.jpg

Em tempo: não é necessário ter experiência alguma para participar da aula, e existe a opção de preparar pratos vegetarianos.

aula-de-culinária-ubud-bali.jpg
aula-de-culinária-ubud-bali.jpg